Podes usar o 3D Max para visitas a casas com realidade virtual?

Introdução

Ah, o maravilhoso mundo da realidade virtual (RV)! Não é fascinante a forma como se pode colocar um par de óculos de alta tecnologia e ser instantaneamente transportado para ambientes virtuais novos, excitantes e realistas? Pensa nas aplicações por um segundo: jogos imersivos, educação vantajosa, formação, turismo e, sim, visitas a casas incrivelmente detalhadas.

É esse o campo em foco hoje: visitas a casas construídas com recurso à realidade virtual. Com serviços e indústrias em todo o mundo a mudarem para plataformas digitais, o sector imobiliário não é exceção. E se pudesses explorar a tua futura casa sem sair do sofá? Ou pôr os pés num edifício que está a centenas de quilómetros de distância? Tudo isso é agora possível sem um pouco de magia – apenas um pouco de magia de RV. E um software que muitos de vós provavelmente já conhecem, o 3Ds Max.

A verdadeira questão é: podes utilizar eficazmente o 3DMax para criar visitas domiciliárias detalhadas em RV? Deixa-nos descobrir.

Apresentação do 3ds Max

Este software robusto é o 3Ds Max da Autodesk. Tem sido uma ferramenta de confiança para artistas 3D, tanto amadores como profissionais, fornecendo a capacidade de criar modelos 3D alucinantes, animações e até cenas. Frequentemente utilizado na visualização de arquitetura, jogos, VFX e vários projectos volumosos, o 3Ds Max, incorporando um pacote tudo-em-um para a criatividade 3D, afasta a concorrência com uma interface excecional e suplementos ilimitados.

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Compatibilidade com tecnologias de RV

Tudo bem, mas e quanto à RV? Funciona bem com o 3Ds Max?

Acontece que eles são praticamente ‘BFFs’. O suporte nativo de RV está integrado no 3Ds Max, tornando-o eficiente para qualquer pessoa que pretenda aperfeiçoar o seu projeto de visualização arquitetónica com um toque extra de RV. Isto significa que podes importar/exportar activos relacionados com RV, otimizar as tuas cenas para exploração em RV e até obter uma pré-visualização do teu trabalho através de uma lente de RV.

Em particular, as versões mais recentes do 3Ds Max têm esta funcionalidade interessante; permitem a renderização em tempo real através da sua ligação a auscultadores de RV como o Oculus Rift. Coloca os auscultadores, dirige-se ao nó de pré-visualização de RV e voilá – está dentro do seu projeto com actualizações em tempo real.

Criando uma visita à casa com tecnologia VR

Certo, vamos ao que interessa: como fazer isso?

Primeiro, preparas a tua cena como de costume no 3Ds Max. É provável que, para visitas a casas, já te tenham sido fornecidos modelos arquitectónicos, mas seria boa prática optimizá-los para RV. Certifica-te de que todos os modelos, todas as luzes e todos os shaders estão corretamente posicionados e renderizados. Tem muito cuidado para não sobrecarregares a cena com detalhes espaciais ou de iluminação, pois isso pode prejudicar o desempenho quando passares para RV.

Em seguida, podes optar por um plug-in de renderização de panorama. Estes dão-te uma visão “janelada” do mundo de RV – uma perspetiva arredondada, basicamente dando uma vista de olhos a aspectos como as texturas, a iluminação e as cores do projeto antes de te imergires totalmente.

Então, estás satisfeito com o resultado? Está na altura de colocares os auscultadores, carregares na pré-visualização e entrares na tua própria propriedade digital.

Possíveis alternativas ao 3Ds Max

Naturalmente, não seria justo deixar-te sem explorar as alternativas disponíveis. Embora o 3DsMax seja uma ferramenta perfeita para visitas a casas em RV, outros softwares, como o Unity ou o Unreal Engine, são considerações interessantes com um grande foco na criação em 3D em tempo real.

O Unity, por exemplo, é amplamente utilizado para criar jogos de vídeo viciantes e investe fortemente em tecnologias de RV e RA. Oferece compatibilidade com um número significativo de headsets de RV e níveis extremos de personalização. Se o teu projeto se transformar em algo mais do que uma visita a uma casa, por exemplo, uma visita a uma localidade, a Unity terá todo o gosto em acompanhar-te.

Por outro lado, o Unreal Engine diz claramente no seu site: “A experiência é importante“, e pratica certamente o que prega. Com uma fidelidade visual notável e uma infraestrutura de RV fiável, o Unreal Engine é simplesmente fantástico.

Independentemente do software, um cabeça de RV pronto para RV é obrigatório na tua lista de compras.

Conclusão

Em poucas palavras: Podes usar o 3Ds Max para visitas a casas em realidade virtual? Diz um “Sim!” confiante. A integração fácil, o poder de renderização extensivo e a compatibilidade profunda dão ao 3Ds Max o lugar principal na mesa de visitas a casas em RV.

Por isso, quer sejas um designer a dar o salto para um projeto que utiliza RV ou um proprietário a considerar a exploração virtual, tem a certeza de que o 3Ds Max fornece a base para criar experiências virtuais extremamente imaginativas.

Agora vai e cria aquela visita detalhada à casa em RV e deixa todos os que colocarem os auscultadores impressionados com as imagens. Afinal, estamos no século XXI; está na altura de fazer magia tecnológica!

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